Ativ-47 Pesquisar currículo
1-O que é currículo?
São todas as disciplinas de um determinado curso, com suas cargas horárias e conteúdo a ser ministrado. O currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados.
2-Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias poderão trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica. É uma ferramenta na qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem, (jogos educativos, blogs, email etc.).
O computador deve ser usado de forma construcionista, onde o aluno passa a ser o próprio construtor do conhecimento. Cabe ao professor escolher a forma de utilizá-lo refletindo apenas nos benefícios que ele poderá trazer para o ensino e aprendizagem, tomando cuidado para não se deixar levar pelo deslumbramento que esta tecnologia pode causar.
3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem, dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo ensino/aprendizagem. Porém para que se tenha sucesso é necessário que os professores tenham habilidades par tal, sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados. Partindo de uma perspectiva construcionista-interacionista. O computador deve ser usado como instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa de seu processo de construção de forma ativa, interagindo como instrumento. Mas, para que isto aconteça é precioso investir na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Primeiramente deve-se conhecer como a escola trabalha com projetos, o professor e os alunos.
A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de investigações. O trabalho de projetos deve ser desenvolvido colaborativamente, fazendo indagações, levantando dúvidas, estabelecendo relações do dia a dia construindo ideias e novas compreensões. Trabalhar as mídias tecnológicas e recursos como livros, rádio, TV, slides etc.interdisciplinar e com prática pedagógica inovadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário